Preciso falar sobre Paulo Coelho

10:00

Bom, do nada me veio as lembranças das melhores horas da minha adolescência. Horas e horas foram dedicas a leitura, coisa que sempre amei. Fosse pegando livros da biblioteca da escola, compra de sebo virtual, pegando emprestado... Mas um belo dia me falaram sobre VERONIKA DECIDE MORRER, e minha Deusa, como eu quis aquele livro, eis que também do nada me aparece uma colega de turma lendo, e claro que pedi emprestado. Foi ai que tudo começou. Eu amei aquela história, eu amei cada palavra e eu decididamente precisava ler mais do que ele escrevia.
Na mesma época vários livros dele vieram no catálogo da avon (qual leitor não tem seus livrinhos da avon?) meu primo comprou alguns e mais uma vez fui no 'meemprestaporfavoreuprecisomuito' e assim li mais alguns dos meus grandes amores.
Foi engraçado que fui forçada a adquirir um novo habito, que vive até hoje, de ler ouvindo música, pois minha casa estava passando por reforma. Mas não poderia ser qualquer música, teriam que ser especiais, e assim, não me lembro como, mas consegui CDs de músicas celtas (ou algo assim) e dediquei bastante tempo a Brida, A Bruxa de Portobelo, O Demônio e a Srta Prym, Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei e Onze Minutos. Esses foram os que me embalaram naquele ano, ou um ano e meio mais ou menos até conseguir todos. E nada poderia existir dentro de mim, além das lembranças, ao não ser gratidão, por esse homem ter me permitido mergulhar em outro mundo e me sentir tão única. Por sofrer, amar, sorrir, chorar, viver com todas aquelas pessoas que conheci nos livros.
Ao longo do tempo escutei tantas críticas à esse homem que jamais poderia concordar, apenas defender em algumas vezes e noutra fingir de boba e surda, pois não posso bater de frente com opiniões ou conceitos formado por quem não tem conhecimento por determinado assunto, e cá pra nós, Paulo Coelho é assunto de todos, mas pra poucos entenderem. E os que entendem, ah que maravilha é caminhar nesse mundo.
Por um tempo dei uma pausa na leitura, só alguns por ano. Permiti-me conhecer outras coisas e outras leituras, mas não se passa um ano se quer que eu não leia Brida, e eu morro de orgulho dos livros dele que carrego comigo e de cada história que aprendi, e se eu pudesse, sinceramente, um dia encontra-lo, eu simplesmente o abraçaria e sentiria bater o coração de cada personagem criado ou relatado.


Vou deixar o link de um vídeo com o estilo de música que ouvia ao ler os livros, da pra ter noção de como era maravilhoso ler ouvindo isso.






VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

11 comentários

  1. Cheguei ao seu site através do face do próprio Paulo Coelho.
    Parabéns, Alice. Eu, como vc, me identifico com o seu texto, pois também em minha adolescencia conheci as historias, personagens e mundo de todos os livros, ainda que meus preferidos sejam outros.
    Parabéns também pelo seu blog!!!! Vou passear um pouco mais por aqui. :-)

    ResponderExcluir
  2. Tamo junto amiga.
    Eu mesma teria escrito essas mesmas palavras.

    ResponderExcluir
  3. "Paulo Coelho é assunto de todos, mas pra poucos entenderem"

    Assino por baixo...

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  4. Ritha, você traduziu em palavras os nossos sentimentos, suas palavras foram de uma delicadeza e de uma verdade tão profunda, que realmente somente aqueles que amam o Paulo Coelho se reconhecem no seu depoimento, muita gratidão a Deus e a Maria por estarmos todos juntos. Ah!Se esse abraço sair poderia ser coletivo, risos..... Bjs

    ResponderExcluir
  5. O universo Paulo Coelho, descobri por acaso (nada existe por acaso...) começei por ler 'o alquimista' e 'essa esperança' e curiosidade sobre a sua obra me fez ler quase tudo o que escreveu em apenas um mês...
    Só tenho de lhe agradecer ter-me dado, de novo,o gosto pela leitura,pela escrita e renascer para o universo que cada livro te pode oferecer...obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Paulo Coelho é assunto de todos, mas pra poucos entenderem. E os que entendem, ah que maravilha é caminhar nesse mundo.

    Alice , esse seu comentário é bem lúcido e espetacular ! Paulo além de ter ajudado mt gente , ele oferece essa oportunidade de os seres mergulharem por dentro de sua alma e descobrir um mundo jamais pensado ! Fantástico !!! Felicidades pra você e viva o MAGO !

    ResponderExcluir
  7. Que texto legal! Não sei se viu, mas o Paulo Coelho compartilho na página dele no facebook!

    ResponderExcluir
  8. Como Paulo Coelho descobriu esse texto e postou nas redes dele? Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Como Paulo Coelho descobriu esse texto e postou nas redes dele? Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Seu texto é magnífico, o primeiro que eu li também foi Verônica decide morrer e eu ficava perplexo olhando para o teto, uma obra explendida e só suas palavras expressão o quanto Paulo Coelho influenciou em nossas vidas

    ResponderExcluir